No Dezembro Vermelho, testes rápidos ajudam a diagnosticar doenças
Pelo menos 130 testes rápidos foram realizados até o meio-dia de hoje na Feira de Saúde que está sendo realizada em estande montando na Praça Olynto Leone, no centro de Itabuna. A ação, que acontece até às 16 horas, faz parte da programação da campanha “Dezembro Vermelho”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – CERPAT, que mobilizou profissionais da atenção básica e voluntários.
Além da prevenção do HIV/AIDS com os testes rápidos, a Feira de Saúde oferece palestras sobre a prevenção do HIV e serviços como aferição de pressão arterial , teste glicêmico e a distribuição de materiais informativos sobre a doença e as formas de contaminação. A praça foi escolhida para a realização do evento pela frequência de fluxo de pedestres o que foi elogiado pelo aposentado Agnaldo Alves da Conceição, morador do Jaçanã.
“Para ir ao Posto de Saúde do bairro é mais difícil. Aqui está sendo ótimo. Eu vim ao centro da cidade pagar umas contas e aproveitei para realizar os exames que estão sendo oferecidos nos estandes”, comentou o aposentado. Além do trabalho informativo e de prevenção, a equipe da CERPAT atua para cumprir a meta estipulada de fazer 300 testes rápidos para HIV até o final do dia.
“Trazendo a Feira de Saúde para próximo da população estamos desmistificando e esclarecendo as pessoas sobre a transmissão e o tratamento do HIV, o que acaba quebrando barreiras e fazendo-as não ter vergonha nem medo de realizar o teste. O número crescente de testes rápidos vem surtindo efeitos positivos, como demonstram as notificações”, afirma Suse Mayre Martins Moreira Azevedo, coordenadora do CERPAT e da campanha “Dezembro Vermelho”.
Durante a campanha serão distribuídos para a população entre 15 e 25 mil preservativos repassados ao município pelo Ministério da Saúde, que coordenada o evento em nível nacional. Além da Feira de Saúde, a programação também inclui Pit-Stop da Prevenção, quando equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde em cruzamentos da cidade (Juracy Magalhães, shopping, Centro Comercial, FTC, Cinquentenário e São Caetano) distribuíram informativo e preservativo.
Na próxima sexta-feira, dia 4, será realizado o Fique Sabendo, com realização de Teste Rápido para HIV, palestras e distribuição de material informativo e preservativo entre a população do Bairro São Lourenço, também das 9 às 13 horas. Neste ano, de acordo com a coordenadora do CERPAT a meta do é realizar 300 testes rápidos, o que representa 30% mais, já que no ano passado a meta estipulada pela equipe foi ultrapassada.